Vantagens de captar via Crowdfunding

Você sabe o que é crowdfunding? Quais as vantagens de captar via crowdfunding? Antes de falar o que é, saiba que surgiu há muitos séculos como uma maneira de financiar a produção de obras de arte e a construção de templos religiosos, por exemplo. Foi em 1885, que fontes do governo americano não conseguiram fundos para a construção uma base monumental para a estátua da liberdade.

Depois de uma campanha que foi veiculada em jornais do país, então milhares de pessoas doaram arrecadações do valor que foi suficiente para a realização do projeto. Atualmente com o surgimento da internet e também das redes sociais, as vaquinhas virtuais ganharam conhecimento como forma de ajudar outras pessoas com doenças raras ou sem condições financeiras para arcar com os custos do tratamento.

Nesse caso, é chamado é conhecido por crowdfunding social, nesse caso ele busca arrecadar recursos para ajudar as pessoas ou até mesmo para grupos sociais necessitados. Vale ressaltar que o crowdfunding social não é regulamentado por nenhum órgão fiscalizador, o que dificulta o acompanhamento da utilização efetiva dos recursos.

O que é e quais as vantagens de captar via crowdfunding

O crowdfunding se trata de uma modalidade no qual há um investimento que é altamente rentável em um grupo de investidores se unem para colocar em prática os projetos do seu interesse. Seu significado vem da união de duas palavras em inglês: crowd que significa grupo de pessoas e funding que significa financiamento.

Essa prática é extremamente comum nas economias avançadas, no país o crowdfunding ganhou popularidade a partir do crescimento das redes sociais. No Brasil essa forma de investimento ganhou vários nomes, entre eles estão: financiamento coletivo, vaquinha virtual, entre outros.

Em 2017 com a regulamentação do crowdfunding no país, o investimento coletivo começou a atrair cada vez mais o interesse dos investidores em busca de formas alternativas de aplicar os seus recursos.

Para você entender melhor todas as vantagens do crowdfunding e quais os motivos que você deveria considerar essa forma inovadora de investir na hora de diversificar o seu portfólio, saiba como captar via crowdfunding.

Saiba que as captações que são via crowdfunding permitem que os investidores tenham acesso a grandes projetos da economia real com muita segurança já que a modalidade e regulada pela CVM, antes de investir, veja se a empresa realmente e autorizada, rentabilidade e praticidade. Se você é uma pessoa empreendedora com alta capacidade de execução e sólido histórico de resultados, captar é algo muito simples.

Primeiramente, você precisará encontrar uma plataforma que faça a realização das captações em sua área de atuação. Então em seguida, você irá realizar um cadastro na plataforma escolhida e envia a documentação necessária. As plataformas geralmente farão uma análise financeira do seu projeto e a verificação se existe restrições em seu nome.

Vantagens de captar via crowdfunding

· No primeiro acesso há uma gama maior de investidores;

· Há uma grande possibilidade de retorno que é muito expressiva;

· Para as pessoas que investem, possibilita uma maior diversificação da carteira;

· Aplicação de capital em projetos que vão movimentar a economia realmente.

· Mantém o controle da empresa. A busca por investidores, pode causar perda de parte importante da empresa, até o controle da mesma. Via Crowdfunding, isto não ocorre, sempre são apenas pequenas partes, como 5% ou até 10% em cada rodada.