Pequenos negócios estão em todo lugar; surgem a todo momento e são muito importantes para economia pois são responsáveis segundo o SEBRAE por 75% dos empregos formais.
São formados por pequenos mercados, padarias, salões de beleza e lojas do segmento de vestuário, movimentam bilhões na economia brasileira.
Um dado alarmante sobre pequenos empreendimentos é que infelizmente segundo o SEBRAE fecham as portas nos primeiros cinco anos de vida; fica claro que é preciso mais do que força de vontade para dar certo.
O pequeno empreendedor necessita entender qual ou quais os segredos para o sucesso dos pequenos negócios.
ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA
O primeiro segredo para sucesso é saber organizar as finanças; já faz algum tempo que bato nesta tecla, da necessidade da utilização de ferramentas para organizar o dinheiro do negócio.
Na Administração chamamos de Confusão Patrimonial, quando o dinheiro da empresa se mistura com o dinheiro dos sócios, é quando ocorre aquela velha prática comum em pequenos negócios o dono chega no caixa e retira o dinheiro para pagar contas pessoais e não faz nenhum tipo de registro.
Acontece também com frequência das contas do dono serem pagas com dinheiro do caixa do pequeno empreendimento a qualquer tempo e qualquer momento.
Para solucionar este ponto importante é preciso primeiro que ó sócio determine uma data e valor que o negócio consiga suportar para fazer sua retirada; e suas contas devem ser pagas com esse dinheiro não misturando suas contas pessoais com as contas da empresa.
Para facilitar a gestão financeira pode-se utilizar uma ferramenta eficiente que é o FLUXO DE CAIXA, que pode ser baixado diretamente do site do SEBRAE; o registro diário de informações sobre entradas e saídas de dinheiro e o lançamento das contas a pagar e a receber, vai dar ao pequeno empreendedor um cenário presente e futuro das finanças do seu negócio.
Um site com conteúdo muito interessante para pequenos negócios é o portal sebrae.com.br; você pode baixar uma planilha modelo e Fluxo de Caixa, basta clicar Aqui para ser direcionado para a página.
Caso tenha alguma duvida sobre o uso da planilha; pode deixar uma mensagem em nossas redes sociais ou entrar em contato através do blog teremos prazer em responder suas perguntas.
INVISTA EM GENTE
O segundo segredo para o sucesso dos pequenos negócios é investir em gente. Não é de hoje que as empresas perceberam que seu maior patrimônio não seus prédios, veículos ou mobiliário, o maior patrimônio de uma empresa é o seu capital intelectual, ou seja, as pessoas.
O que garante o crescimento de um negócio é gente, pessoas treinadas e motivadas geram resultado para a organização. Pare de pensar que só porque é sua empresa é pequena não precisa investir em treinamento do pessoal; não se contente com o atendimento robotizado ou sem entusiasmo de balcão.
É horrível chegar em um pequeno negócio e receber um mau atendimento e digo por experiência própria; quando aconteceu fui obrigado a comprar em outro lugar; colaborador desmotivado, sem treinamento e com pouco interesse no consumidor obriga o cliente a procurar outro fornecedor.
Anote este dado, cada real que você investe em seus colaboradores você recebe dois de volta; porque são essas pessoas que vão gerar receita pro seu negócio, procure entender como funciona o processo motivação; pois a empresa paga a força de trabalho, não paga a vontade de trabalhar.
Aqui mesmo no blog Doses de Gestão você pode ler o artigo MOTIVAÇÃO – A DIREÇÃO PARA VENCER DESAFIOS; basta clicar no titulo para abrir o link e compreender a importância da motivação e os resultados que esta pode trazer para sua empresa.
Talvez pense que tem poucos recursos para investir em treinamento, mas pode começar com algo simples, quem mais entende do negócio não é você? Então reserve tempo e você mesmo pode explicar como funciona sua empresa; seus produtos e serviços, depois pode baixar vídeos do youtube sobre atendimento e assistir juntos com seu pessoal.
MUDANÇA DE CONCEITO
Trouxe aqui apenas dois pontos dentre vários outros necessários para o sucesso de pequenos empreendimentos; no entanto, tudo começa com a mudança de pensamento do empreendedor e na atitude com relação ao negócio.
Para ser grande deve começar a pensar e agir como grande.
O QUE EU FAÇO AGORA?
- Salve este artigo – pode precisar consultá-lo a qualquer momento
- Clique no sino na página inicial para ser avisado quando novos artigos forem postados, é rápido, fácil e grátis.
- Encaminhe este artigo – seja legal, compartilhe esse conhecimento com que você se importa.
- Comente – Me conte como esse artigo gerou para valor para você e para o seu negócio.
- Volte a nossa página inicial e veja outros artigos relacionados a Empreendedorismo, Gestão e Finanças.
- Sigas nossas redes sociais.
Administrador de formação, professor universitário nos cursos de Administração de Empresas e Ciências Contábeis, empresário e empreendedor!