Taxa Selic: saiba como ela funciona e como pode afetar sua vida econômica em 2022

Com certeza, em algum momento da sua vida você já ouviu falar na famosa taxa Selic. Talvez você até saiba do que ela se trata, mas já se perguntou como ela pode afetar a sua vida? Então chegou o momento de descobrir, pois aqui no Mycash.news a gente tira essa dúvida 

No dia 08 de dezembro de 2021, o Comitê de Política Monetária (Copom) aumentou a taxa Selic de 7,75% para 9,25% ao ano. Agora, já em 2022, há previsões de que essa taxa possa ultrapassar os 10%. Mas qual é o impacto dessa mudança? Será boa ou ruim?

Bem, segundo especialistas da Nubank, esse aumento pode ser benéfico, porém depende. De acordo com o banco, a mudança na taxa Selic afeta diretamente a inflação, os rendimentos de diversos investimentos e também as taxas de empréstimos.

A taxa Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia) se divide em duas: a taxa Selic Meta e a taxa Selic Over. No entanto, aqui iremos comentar apenas sobre a taxa Selic Meta, que é a mais comumente discutida. Essa, por sua vez, trata-se de uma taxa básica de juros da economia. Ou seja, é através da Selic que são definidas as taxas de juros para financiamentos ou empréstimos. Dessa forma, se pode dizer que essa taxa também influência na vida de investidores e poupadores.

A regulação da taxa Selic funciona da seguinte forma:

  • Caso seja necessária uma redução na economia para impedir uma alta inflação, o indicado é aumentar a taxa Selic.

  • Caso seja necessário um aquecimento da economia e estímulo ao consumo, tendo o objetivo de aumentar a inflação quando ela está abaixo do esperado, o indicado é baixar a taxa Selic.

Em outras palavras, de maneira mais simples, se a taxa Selic aumenta há um controle da inflação e os preços tendem a baixar. Além disso, os investidores que investem em renda fixa ou títulos públicos que estejam indexados à Selic tendem a se dar bem, pois há um leve aumento em seus rendimentos. Entretanto, quando a taxa Selic aumenta, os juros de crédito e parcelamento tendem a aumentar também.

Por outro lado, se a taxa Selic diminui, os juros de crédito tendem a cair e se tornam mais acessível ao público, entretanto a inflação tende a aumentar e por isso os preços tendem a subir.

Sabendo de tudo isso, e sabendo da atual situação brasileira, o aumento da taxa Selic é vista como uma forma de diminuir a inflação e alcançar um equilíbrio econômico.

Como a taxa Selic pode afetar os investimentos?

Bem, como dito anteriormente, o aumento da taxa Selic pode ajudar o investidor que investe em renda fixa ou títulos públicos indexados à Selic. Ou seja, o investidor que investiu em Tesouro Selic (LFT), com a alta da taxa vai contar com uma leve maior rentabilidade do seu dinheiro, o que se torna benéfico para o investidor de perfil conservador.

E então? Conseguiu entender o porquê da taxa Selic ser tão comentada e possuir um impacto tão grande na vida dos brasileiros? Esperamos que sim.

Até o próximo conteúdo aqui no NewsBrasil.net