VEJA DICAS DE COMO REDUZIR GASTOS NA SUA EMPRESA

Administrar pequenos ou grandes negócios não é uma tarefa fácil, ainda mais em épocas de crise como essas que estamos vivendo, muitas empresas viram suas receitas cair de forma significativa.

Na maioria dos casos, o mesmo não tem acontecido com as despesas, estas não caíram na mesma proporção das receitas. É neste momento que se faz necessário um planejamento financeiro,  o que infelizmente, não é costume da maioria dos pequenos empresários  dedicar tempo e esforço a este passo tão importante.

Poste este motivo, surge um opção que é a redução dos gastos e despesas, neste artigo vou dar dicas de como reduzir custos na sua empresa que podem te ajudar a atravessar este momento de crise que estamos enfrentando.

DICA 01: ATENÇÃO AOS PEQUENOS GASTOS

A primeira dica consiste em focar nos pequenos gastos, no entanto é necessário primeiro  conhecer quais são estes gastos, para isso analise no seu fluxo de caixa e relatórios gerencias, observe quais despesas podem ser reduzidas ou até mesmo eliminadas.

Um exemplo prático é a conta de luz, conscientize sua equipe a economizar, se possível trabalhar mais horas com o ar condicionado desligado, fique atento também a materiais de escritório e expediente que podem estar sendo desperdiçados.

Faça com que todos tenham em mente que evitar desperdícios pode contribuir para continuação da empresa e manutenção do emprego de todos.

DICA 02: HOME OFFICE QUANDO POSSÍVEL

Uma dica que pode ser ajuda na redução de gastos, é implantar o Home Office em trabalhos administrativos que podem ser feitos de casa.

Algumas empresas conseguem funcionar quase que 100% de forma remota, já outras precisam do atendimento de balcão.

Nos casos em que o Home Office é possível, pode ser uma boa opção na redução de custos como energia e material de expediente, se pode deixar apenas uma parte da equipe trabalhando a distancia, essa decisão pode representar uma queda das despesas.

DICA 03: REDUÇÃO DA JORNADA DE TRABALHO

Outa dica é redução da jornada de trabalho, algo possível devido a Medida Provisória (MP) de 01/04 que permite que empregadores reduzam o salário e proporcionalmente a carga horária de trabalho.

A Medida que recebeu o nome de Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e Renda, possibilita uma redução de 25%,50 ou até 70% da carga horária de trabalho.

Os trabalhadores que entrarem em acordo com os empregadores não terão prejuízo nos seus vencimentos, o percentual reduzido dos seus pagamentos será realizados com recursos do Governo Federal destinado a  este Programa.

Esta redução na Folha de Pagamento pode ser um alívio e fazer com que a empresa faça caixa para os meses à frente.

DICA 04: RENEGOCIE O VALOR DO ALUGUEL

Uma  dica valida é tentar negociar o valor pago no aluguel do imóvel, tendo em vista que a crise afeta a todos os setores e segmentos da sociedade, neste momento a  boa comunicação é fundamental.

Com certeza o dono do imóvel tem interesse em continuar tendo um inquilino que cumpre comas obrigações todos os meses,  deve entender que caso ele não ajude o locatário seu imóvel pode ficar vago por muito tempo, já que estamos diante de uma crise sem precedentes.

Por este motivo expor a situação e mostrar que a queda das receitas pode inviabilizar a continuação do negócio, pode fazer efeito e conseguir uma redução no valor do aluguel, pelo menos por alguns meses.

DICA 05: FAÇA UM BOM PLANEJAMENTO FINANCEIRO

A ultima dica é faça um bom planejamento  financeiro, comece por listar quais despesas deverão ser pagas nos próximos meses, crie um cenário de previsibilidade de quanto e onde vai gastar os recursos da sua empresa.

O Governo Federal adiou a cobrança de alguns impostos para meses à frente, analise se é viável aderir a este programa, ou se esta ação pode complicar seu caixa nos meses em que esses impostos irão vencer.

Outra alternativa também é adiar as parcelas de financiamento em Instituições Financeiras, mas lembre-se é necessário tomar decisões baseadas em dados, essa divida que não vai ser paga hoje, vai ser cobrada no futuro.

Não trabalhe com achismo, planejamento e estratégia são essenciais para sobreviver neste momento de crise.

O QUE FAZER AGORA?

  • Salve este artigo – pode precisar consultá-lo a qualquer momento
  • Clique no sino na página inicial para ser avisado quando novos artigos forem postados, é rápido, fácil e grátis.
  • Encaminhe este artigo – seja legal, compartilhe esse conhecimento com que você se importa.
  • Comente – Me conte como esse artigo gerou para valor para você e para o seu negócio.
  • Volte a nossa página inicial e veja outros artigos relacionados a Empreendedorismo, Gestão e Finanças.