O que são projetos de crowdfunding?

Os projetos de crowdfunding vem chamando a atenção de um número cada vez maior de pessoas.

Projetos crowdfunding?

O crowdfunding é uma forma coletiva de financiamento realizada com o auxílio de um site especializado no assunto. As plataformas crowdfunding recebem projetos com meta financeira e prazo de arrecadação pré definidos. Dessa forma, é possível receber as doações dos colaboradores que se interessam pelo projeto.

Porém, se um projeto não consegue reunir todo o dinheiro necessário dentro do prazo, tudo o que foi arrecadado é devolvido aos colaboradores. Isso é uma desvantagem para o criador do projeto, mas ajuda a atrair mais pessoas que desejam investir.

Sucesso com um projeto crowdfunding

As plataformas de crowdfunding são bem intuitivas, mas é preciso trabalhar bastante na campanha de divulgação. É fundamental chamar a atenção de colaboradores para conseguir o financiamento. Por isso, as campanhas devem apresentar o projeto de forma clara e as possíveis recompensas.

Na maioria das vezes, o crowdfunding funciona por meio do sistema de recompensas para apoiadores. Isso torna as chances de arrecadar todo o dinheiro que precisa maiores.

Algumas dicas para ter sucesso com um projeto crowdfunding são:

Divulgar bastante o projeto pelas redes sociais

Nos dias de hoje, não há como conseguir visibilidade para qualquer tipo de projeto sem as redes sociais. Mas, é importante saber divulgar especificamente para aqueles que possam ter interesse no projeto ou nas recompensas disponíveis.

Além disso, a forma de comunicação também precisa estar de acordo com o produto ou serviço oferecido. Isso ajuda a fazer com que os seguidores se interessem e compartilhem com outras pessoas de forma rápida.

Também, é aconselhável a usar as redes sociais de pessoas próximas a você. Os perfis dos familiares e dos amigos na divulgação pode ser ótima forma de expandir a campanha.

Oferecer uma boa recompensa

O que mais atrai colaboradores para um financiamento coletivo é a possibilidade de receber uma recompensa. Os projetos crowdfunding podem ser ligados a um sistema de recompensas para quem deseja financiá-los.

Os prêmios podem ser dos mais variados tipos, como receber créditos em um filme, ler o capítulo de um livro antecipadamente, ter direito a uma parte do negócio ou receber a amostra grátis de um produto.

Saber planejar

O planejamento é fundamental na hora ter sucesso em qualquer parte de sua vida financeira. Por mais experiência que se tenha, nunca devemos deixar de fazer um bom planejamento antes de entrar em ação.

Cada estrutura do projeto, precisa ser bem pensada para que ele seja atualizado se necessário. Dessa forma, será possível garantir que tudo estará de acordo com as tendências da época.

Vale a pena fazer pesquisas antes para construir autoridade nas redes sociais. Para isso, deve ter bastante interação com o público-alvo para descobrir do que gostam e que tipo de produto ou serviço desejam consumir.

Procurar pela colaboração de influenciadores digitais

É possível encontrar influenciadores com uma menor quantidade de seguidores que estejam dispostos a fazer a divulgação do projeto. Eles são conhecidos como micro-influenciadores e apresentam um grande poder de engajamento.

Por isso, procurar um micro-influenciador especialista no nicho do seu projeto é uma boa ideia.

Saber escolher o tipo de crowdfunding certo

É muito importante determinar o tipo de financiamento crowdfunding que mais adequa ao projeto. Há diversas possibilidades, sendo que os modelos mais comuns são: Doação Crowdfunding, Recompensa Crowdfunding, Debt Crowdfunding e Equity Crowdfunding

Vale investir

As plataformas de crowdfunding são seguras e uma boa forma de ter sucesso financeiro. Por isso, quem possui um ótimo projeto e deseja que ele se torne realidade deve apostar no crowdfunding.