ENTENDA OS PASSOS PARA FAZER PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL

VEJA OS PASSOS GANHAR, GUARDAR E INVESTIR PARA FAZER DE VOCÊ UM INVESTIDOR.

Caro leitor que já acompanha o blog NewsBrasil.net há algum tempo,  sabe que falo sempre da importância do controle das finanças pessoais, costumo dizer que  não ter planejamento financeiro para controle das receitas,  é como dirigir e uma rodovia sem destino.

Um dado muito interessante a ser considerado sobre o comportamento das famílias, é da CNC (Confederação Nacional do Comércio) de 2018, que diz que 59% das famílias brasileiras estão endividadas, então para na ficar entre os endividados não deixe as finanças da casa entregue à sorte.

Desta forma quando a família faz planejamento financeiro, permite pagar às dividas em dia e com o tempo construir um patrimônio o que é muito importante para o futuro.

PASSO 01: GANHAR

Este passo se dá através das receitas dos membros da família, pode vir de salários fixo mensal proveniente de trabalhos com carteira assinada ou uma atividade autônoma, tente também encontrar ideias que possam gerar renda extra.

Uma renda extra pode vir de uma atividade que você faz muito bem e presta serviço para outras pessoas, da venda de produtos que você mesmo fabrica, da revenda de uma marca famosa  ou mesmo de uma atividade que pode ser exercita pela internet.

Várias opções de renda extra podem ser estudadas, analise seu perfil, sua rede de amigos, sua vizinhança e o tempo ocioso que tem e que pode ser utilizado para fazer renda uma renda para engordar o orçamento da casa.

Importante pensar em uma renda extra,  para segurança da família principalmente em caso de desemprego de um dos membros, essa renda pode ajudar em caso de urgência,  pode também servir para criar um fundo de emergência ou investimento.

PASSO 02: GUARDAR

Próximo passo guardar,  para conseguir deixar parte dos ganhos é essencial Cortar Custos, esse um importante ponto que deve ser analisado e colocado em prática. Para reduzir seus gastos é preciso primeiro saber para onde vai seu dinheiro.

Simples assim, anote pra onde vai cada centavo, desde gastos fixos que são aqueles que acontecem todo mês e os variáveis que são aqueles que podem ter um mês sim e no outro não.

Uma sugestão, por exemplo, é reduzir o valor pago com energia elétrica, que é um gasto essencial e fixo,  para isso é preciso mudar de hábitos, desligar equipamentos quando não estiver sendo utilizados.

Guardar dinheiro vem também de não gastar, compre somente o necessário, evite compras por impulso e tenha metas e objetivos. Exemplo: A compra da casa própria ou formação de um filho, esses planos quando viram metas com tempo para acontecer, força todos a guardarem parte do ganham para atingir tal objetivo.

PASSO 03: INVESTIR

Agora que já sabe quanto ganha, criou uma forma de ter uma renda extra, conseguiu guardar parte dos ganhos após cortar gastos, chega então o ultimo passo que é  Investir

Não importa o valor a ser investido,  tem aplicações no mercado que pode começar com R$ 30,00 é o caso do Tesouro direto, o importante é fazer esse dinheiro render.

Investir é também pensar no futuro, como disse antes quando você traça um objetivo, pode guardar dinheiro e ao mesmo tempo colocar esse dinheiro para render. Uma detalhe muito interessante sobre os juros compostos é quem entende ganha, quem não entende paga.

Quando você faz uma divida de longo prazo para comprar um carro por exemplo, você não investiu, você comprou um bem de consumo e vai pagar juros compostos que seria o suficiente para comprar outro veiculo.

Quando você guarda dinheiro e investe, esse valor que você investiu começa a gerar dinheiro, e com o tempo você pode conquistar seu objetivo sem ficar tão endividado.

Investir é fazer seu dinheiro trabalhar pra você, é dinheiro ganhando dinheiro, aqui mesmo no blog você vai conhecer  opções de investimento, de acordo com o seu perfil, volte a página inicial, e procure um artigo sobre bolsa de valores e investimentos.

O QUE EU FAÇO AGORA?

  • Salve este artigo – pode precisar consultá-lo a qualquer momento
  • Clique no sino na página inicial para ser avisado quando novos artigos forem postados, é rápido, fácil e grátis.
  • Encaminhe este artigo – seja legal, compartilhe esse conhecimento com que você se importa.
  • Comente – Me conte como esse artigo gerou para valor para você e para o seu negócio.
  • Volte a nossa página inicial e veja outros artigos relacionados a Empreendedorismo, Gestão e Finanças.
  • Sigas nossas redes sociais.