Dengue no Brasil: últimas notícias

O Brasil vive uma crise diante do crescimento de casos de dengue no país. Ao todo, oito Estados e o Distrito Federal declararam estado de emergência. O Ministério da Saúde irá investir R$ 1,5 bilhão para apoiar Estados e municípios no combate à doença.

A dengue é causada por um vírus e é transmitida por picada do mosquito Aedes aegypti. Eliminar pontos de água parada, o principal foco de reprodução do inseto, é a melhor maneira de controlar e diminuir a doença. Uma vacina contra a dengue está em fase de distribuição pelo SUS, e já está sendo administrada nas regiões mais afetadas.

Os principais sintomas da doença são febre alta, dores musculares, dores de cabeça intensas, náuseas, vômitos, manchas vermelhas na pele e dores atrás dos olhos. Em casos mais graves, pode haver sangramentos nas mucosas, vômitos persistentes e fortes dores na região abdominal. É preciso prestar atenção aos sintomas por até duas semanas após os primeiros sinais, já que a doença pode acontecer em duas fases. Manter a hidratação é de extrema importância em casos de dengue e se houver dificuldade em se hidratar, porque há muitos vômitos, por exemplo, é preciso procurar um hospital ou unidade de saúde.