Pedidos de recuperação judicial por produtores do agro disparam

Desde o final do ano passado eu venho alertando para as possíveis consequências de algumas escolhas econômicas durante o período. Também afirmei e continuo a acreditar que 2024 seja um ano de cautela e os novos dados da Serasa Experian mostram o aumento vertiginoso dos pedidos de RJ no agronegócio.

O número de pedidos de RJ entre 2022 para 2023 foi de 19 para 127, representando um aumento de seis vezes. Marcelo Pimenta, que é o chefe de agronegócio da Serasa Experian alerta para a velocidade que os pedidos têm aumentado trimestre após trimestre.

Também precisamos lembrar que este setor é impactado por fatores externos, não gerenciáveis, como o próprio clima, além de ser, sabidamente, cíclico. Apesar desses fatores, o agronegócio não apresenta histórico de inadimplência relevante e os pedidos de RJ sempre foram poucos.

Ainda estamos com as taxas de juros e spreads em níveis relativamente altos e há uma queda, cíclica, dos preços da maior parte das commodities agrícolas, o que diminui os ganhos. Repito o que venho dizendo há tempos: não é um período para arriscar, é um momento de muito planejamento e disciplina na execução.

Como você enxerga essa situação? Gostaria de saber mais dos colegas!

Por: