A inacabada usina nuclear no litoral carioca já virou o assunto de lendas, mas parece que a realidade pode bater à porta novamente. Com a demanda crescente da IA nos datacenters, a energia nuclear voltou a ser uma opção versus os combustíveis fósseis – e no Brasil, a usina de Angra 3 pode finalmente acontecer, depois de 40 anos em obras.
– Com potência de 1.405 megawatts (1,4 GW), a usina de Angra 3 será capaz de gerar mais de 12 milhões de megawatts-hora por ano, o suficiente para atender 4,5 milhões de pessoas – ou cerca de 3% do consumo do país. Segundo a Eletronuclear, mais de 65% da obra já foi concluída – e segundo especialistas, ela pode adicionar uma capacidade muito bem-vinda à base energética do país, em que o modelo hidroelétrico já chegou ao seu limite.
Lembrando que nos EUA empresas como Google e Microsoft tem apoiado projetos nucleares justamente para evitar problemas de oferta de energia no futuro não tão distante, que que o consumo causado pela IA e Data Centers não para de crescer.
Apaixonado por internet desde os tempos da Internet discada!