Por Que Estou Liquidando Minha Posição Na Bolsa

Comecei a investir em ações 50 anos atrás, e a Bolsa nos trouxe enormes alegrias.

Empresas como Klabin, Vale, Petrobras , Latam eram empresas minúsculas na época comparadas com hoje, dava para ganhar 20 vezes o investido em 20 anos. Nunca mais.

A população economicamente ativa era de 30 milhões e passou para 100 milhões em 50 anos. Isso não irá mais ocorrer.

Eu tinha também a vantagem de estudar as 500 maiores empresas do Brasil e poder comparar as empresas de Bolsa com as suas concorrentes de capital fechado, algo que analistas não fazem até hoje. Absurdo.

Recomendavam comprar Pão de Açúcar sem comparar com o crescimento da Carrefour, essa não listada, erro banal.

A segunda vantagem que minha geração teve foi que depois de cada fracasso de um Plano Econômico, a Bolsa despencava.

E aí bastava comprar na baixa e vender no meio do próximo Plano Econômico para triplicar o investido. Tivemos 6 planos econômicos, por isso adoro economistas.

Hoje a inflação é contida não com planos econômicos malucos mas com juros os mais elevados do mundo.

O que é péssimo para a Bolsa, sem falar em mais 12 anos de governos que claramente são contra o capitalismo e a geração de riqueza.

Por termos 32 anos de governos anti mercado, hoje as empresas de Bolsa são as mesmas, com mais do que 50 anos de idade, empresas mais do que maduras, no máximo vão crescer 2% ao ano como o nosso PIB.

Terceira má notícia é que nossa população parou de crescer e já começa a cair, ruim para o setor imobiliário e consumo em geral. A nova geração nem quer trabalhar, muito menos gastar e poupar.

Hoje a carga dos impostos dobrou em relação ao que se pagava 50 anos atrás, a média das máquinas na indústria é de 15 anos, tecnologicamente antigas.

Na realidade muitas empresas estão quebradas e não sabem disso e vão quebrar.

Faria Lima acha que a Bolsa vai subir só porque os juros vão baixar o que é uma analise extremamente simplista, baseada em uma única variável.

E que até pode até ocorrer em 2024, mas não 2025 em diante.

Países quebrados como o Brasil terão que pagar juros mais elevados, não conseguirão abaixar juros por muito tempo.

A recomendação do Luiz Barsi de só comprar empresas com elevados dividendos não nos serve mais.

Empresas que dão dividendos são justamente aquelas que o modelo da Boston Consulting Group denominava de “Vacas Leiteiras”. Empresas que pararam de crescer e por isso distribuem excesso de caixa.

Pior ainda, quem pensa a longo prazo , como eu , sabe que Fundos de Pensão do mundo inteiro serão vendedores líquidos de ações e não mais compradores líquidos de ações, que foi o que impulsionou as Bolsas nesses 50 anos.

Eu só manterei uma empresa.

Em vez de dividendos invistam em debêntures incentivadas, sem risco de perder o investido, sem pagar 40% de imposto de ganhos de capital ou sofrer uma queda de 50% do principal.

Vou sentir saudades, foram bons 50 anos, mas não se repetirão jamais.

Por: