Os EUA estão em risco de outro pânico financeiro?

Hoje é um dia de incerteza para a economia americana.

Mais bancos terão que fechar, como o Silicon Valley Bank fez na semana passada e o Signature Bank ontem? Como os mercados financeiros reagirão? O que o governo federal vai fazer? E será que a turbulência atual será passageira - ou se transformará em uma verdadeira crise?

No boletim de hoje, abordarei os fundamentos do possível pânico financeiro desencadeado pela falência do SVB (como o Silicon Valley Bank é conhecido) e resumirei a cobertura mais recente do Times.
O que aconteceu?

O SVB, fundado na Califórnia em 1983, tornou-se um dos 20 maiores bancos do país principalmente emprestando dinheiro para start-ups. Às vezes, o SVB estava disposto a apoiar startups que os bancos mais tradicionais não estavam - e algumas dessas empresas tiveram grande sucesso.

Os problemas do SVB datam de 2021, quando muitas startups de tecnologia estavam cheias de dinheiro e depositaram grandes quantias no banco. O SVB, por sua vez, tentou aumentar seus lucros investindo esses depósitos em outros lugares. Mas, à medida que o Federal Reserve aumentou as taxas de juros para combater a inflação nos últimos dois anos, os investimentos do SVB começaram a perder valor. (A coluna de Kevin Roose conta a versão mais longa da história.)

Os clientes do banco ficaram preocupados nos últimos dias com a possibilidade de não ter mais dinheiro suficiente para pagar seus clientes, e ocorreu uma clássica corrida aos bancos. Na sexta-feira, os reguladores federais disseram que assumiriam o controle do SVB.

As corridas aos bancos são especialmente perigosas porque se alimentam de si mesmas, semeando o pânico porque as pessoas temem que seus próprios depósitos possam estar em risco. Mesmo os bancos saudáveis ​​podem ficar em perigo porque também não mantêm dinheiro suficiente para pagar todos os clientes de uma só vez. Se os bancos mantivessem todos os seus depósitos trancados em um cofre, eles não poderiam ganhar o dinheiro que lhes permite pagar juros.