Índia se torna esta semana o país mais populoso do mundo

As Nações Unidas divulgaram dados esta manhã confirmando que a Índia em breve ultrapassará a China como o país mais populoso. Quando isso acontecer, será a primeira vez em séculos que a China não terá a maior população do mundo.

O marco está concentrando a atenção no potencial da Índia para se tornar uma potência global e nos desafios significativos que ela enfrenta. Meus colegas do Times que moram na Índia escreverão sobre o assunto com frequência este ano, e quero usar o boletim de hoje para enquadrar essas questões.

A ascensão econômica e geopolítica da China nas últimas décadas mudou o mundo. Se a Índia pudesse usar seu tamanho – e a população em declínio da China – para alcançá-la, o mundo mudaria novamente.
A primeira loja da Apple

A China hoje é muito mais rica que a Índia, mas esse é um fenômeno relativamente recente.

No final da década de 1970, a Índia era mais rica (com base na medida mais reveladora, a produção econômica por pessoa). Desde então, os dois países seguiram caminhos muito diferentes:

O que aconteceu depois do final dos anos 1970? Sob Deng Xiaoping, seu governante na época, a China começou a abrir sua economia às forças do mercado e ao investimento estrangeiro. Afastou-se das ineficiências do comunismo estatal.

Mas o governo o fez de forma comedida, em vez de abraçar totalmente o capitalismo laissez-faire. A China manteve proteções comerciais que ajudaram suas empresas a crescer: em troca de permitir que empresas estrangeiras construíssem fábricas, a China restringiu a capacidade dessas empresas de vender mercadorias na China e exigiu que compartilhassem tecnologia com empresas locais. Essa mistura de capitalismo de mercado e regulamentação governamental foi a mesma que outros países – incluindo os Estados Unidos, há muito tempo – usaram para se industrializar.

A estratégia funcionou fenomenalmente bem. Centenas de milhões de cidadãos chineses saíram de áreas rurais pobres para trabalhar em fábricas nas cidades. O declínio resultante na pobreza pode ser o maior da história da humanidade.

A Índia nunca foi um país comunista, mas teve uma fraca economia de estilo socialista na década de 1970, sofrendo os efeitos colaterais do colonialismo britânico. E a Índia foi mais lenta para se modernizar do que a China, como meus colegas Mujib Mashal e Alex Travelli – ambos baseados em Delhi – apontam em uma nova história sobre o marco populacional.

Por: New York Times