O Ministério da Saúde publicou uma portaria que reconhece situação de urgência em saúde pública em todo o Brasil pelos próximos dois anos. A medida foi tomada devido ao longo tempo de espera por atendimento especializado no Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com informações da Agência Brasil, cerca de 370 mil pessoas morrem por ano no país devido a doenças não transmissíveis associadas a atrasos no diagnóstico, segundo dados do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde. A situação se agravou durante a pandemia de Covid-19, quando a espera por procedimentos especializados aumentou de forma significativa.
Ainda segundo informações da Agência Brasil, o reconhecimento da urgência permite que União, estados e municípios adotem de forma imediata as ações previstas no programa Agora Tem Especialistas. O objetivo é ampliar o acesso a atendimentos especializados, reduzir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias e acelerar o diagnóstico de doenças como o câncer.
A portaria também visa dar mais agilidade à realização de exames pré-operatórios e a mais de 1.300 tipos de cirurgias, com foco em seis áreas prioritárias: cardiologia, ortopedia, oncologia, neurocirurgia, correção de hérnia e outras especialidades médicas.
Com a medida, o governo busca melhorar a eficiência no atendimento do SUS e garantir diagnósticos e tratamentos mais rápidos, especialmente para doenças que exigem cuidado imediato.
Matéria produzida por Smart Notícias, com informações da Agência Brasil.

Apaixonado por internet desde os tempos da Internet discada!