Esforço vence talento, quando talento não tem esforço

Você é daquele tipo de pessoas que acredita que cada pessoa nasceu com um dom ou talento especial? Que cada pessoa é premiada ou dotada de uma capacidade única que a distingue das demais? Muitas vezes já me perguntei o que faço de melhor ou qual é o meu maior talento que possa fazer com que me destaque das outras pessoas. Dias atrás assistindo ao filme da Netflix “Andar, Montar” ouvi a frase do título acima que me tem feito pensar não no meu dom especial, mas naquilo que eu faço de melhor e que me faz ter um sensação de realização pessoal e profissional.

Talvez você se identifique comigo, pois sou péssimo nos esportes e nas artes, não fiz nada que mereça ser aplaudido de pé por uma multidão ou ser matéria do Fantástico, mas quando penso nesta frase principalmente quando diz que Esforço vence talento, me faz querer a cada dia acordar mais cedo e dormir mais tarde, dedicar mais de mim para realizar coisas que os resultados me façam sentir bem.

Esforço significa abrir mão de alguma coisa para conseguir aquilo que deseja, muitas vezes passamos muito tempo sentados olhando para uma tela consumindo informação ou simplesmente passado o tempo, então a primeira coisa que percebi que tenho abrir mão é deste tempo gasto com coisas fúteis e dedicar tempo para ser melhor no que me gera satisfação. Não importa o que goste de fazer, desde atividades simples ou mais complexas, você pode ser o melhor, desde que dedique tempo, energia e suor, pois a única pessoa responsável pelo seu sucesso é você mesmo.

Talento sem esforço de nada adianta, os cemitérios devem estar cheios de grandes cantores, esportistas, físicos e cientistas que tinham dons extraordinários, mas que não souberam ou não quiseram abrir mão de alguma coisa e seus talentos não foram aproveitados, algumas pessoas talvez poderiam com esforço até terem descoberto a cura do câncer, mas nunca saberemos pois não estavam dispostos a fazer algum tipo de esforço para aproveitarem seus dons.

Então se assim com meu eu nunca encontrou seu talento, eu acabo de descobrir o meu, é o dom do Esforço, da dedicação, de estar disposto a me doar mais e abrir mão de tempo, o ativo mais valioso, pois tempo não se acumula, não é possível guardar em banco, tempo é corrente, é pra frente, não existe voltar ao passado e fazer novamente. Quando existe esforço não tem talento que consiga vencer, e eu estou disposto a vencer pelo e com o esforço.