GESTORES E ADMINISTRADORES NA LINHA DE FRENTE NO COMBATE A CRISE ECONÔMICA

O mundo está sendo assolado por uma crise sanitária nunca vista pela maioria da nossa geração e devemos render todas as homenagens aos profissionais da saúde que estão na linha de frente na guerra contra o novo Coronavírus.

Temos também profissionais que estão na linha de frente de outra crise que pode ser tão grave quanto ou mesmo  maior que a crise gerada pelo COVID-19, são os Administradores de Empresas e Gestores que estão diante de um colapso econômico que pode provocar milhares de desempregos.

CENÁRIO ATUAL

A maioria das cidades do Brasil assim como em outros países mundo afora foram colocadas em quarentena, como resultado, pequenas e médias empresas responsáveis pela geração de 54% dos empregos formais segundo pesquisa do SEBRAE de 2020 estão de portas fechadas impossibilitadas de operar suas atividades.

Esta situação obriga os gestores destas empresas a criarem alternativas para manterem o emprego de seus trabalhadores e cumprir com os compromissos financeiros assumidos.

Cenário este muito difícil se analisarmos que a maioria dos bancos estão  dificultado a concessão de crédito para esses empresários por aumentarem as taxas de juros e solicitarem garantias para liberação desses valores que poderia ser uma fonte de auxilio neste momento.

Em outros casos é até possível prorrogar o prazo de pagamento de parcelas de financiamento, no entanto os bancos cobram juros sobre a operação, tive que solicitar prorrogação de financiamentos em uma instituição financeira e fui surpreendido com a noticia que o valor das parcelas iria aumentar.

Em outra ocasião tentei utilizar o recurso do fundo que o Governo Federal disponibilizou para folha de pagamento e não recebi nenhuma resposta, apenas  uma justificativa que a operação não está disponível e percebi que no aplicativo os valores disponíveis para capital de giro tiveram suas taxas de juros reajustadas para cima.

Essa conduta  de muitos bancos diante do cenário que estamos vivendo é no mínimo imoral, o que  resta agora Administradores de Empresas e Gestores que não conseguem gerar receita com seus empreendimentos fechados é aguardar auxilio por parte do governo e criar estratégias para manter as atividades na medida do possível e conseguir manter os empregos

É o caso de bares, restaurantes e lanchonetes que ainda podem funcionar por delivery, no entanto, tem um lista de segmentos que não podem funcionar nem mesmo com serviços de entrega.

FAÇA UM BOM PLANEJAMENTO

Neste caso, cabe a estes gestores elaborar um bom planejamento estratégico das ações que serão adotas com objetivo de superar este desafio  e muita persistência para buscar bancos e governo por ajuda para manterem seus negócios vivos, o que muitas vezes pode fazer com que eles não consigam Ficar em Casa o que exige o isolamento social.

Então a todos nós Gestores e Administradores de Empresa, força para vencer o inimigo que está a frente de nós, juntos vamos superar as dificuldades e sair desta crise ainda mais fortes e preparados para dirigir nossos negócios rumo ao sucesso.

O QUE FAZER AGORA?

  • Salve este artigo – pode precisar consultá-lo a qualquer momento
  • Clique no sino na página inicial para ser avisado quando novos artigos forem postados, é rápido, fácil e grátis.
  • Encaminhe este artigo – seja legal, compartilhe esse conhecimento com que você se importa.
  • Comente – Me conte como esse artigo gerou para valor para você e para o seu negócio.
  • Volte a nossa página inicial e veja outros artigos relacionados a Empreendedorismo, Gestão e Finanças.
  • Sigas nossas redes sociais.