Depois de empreender por 10 anos e fracassar diversas vezes, eu descobri um framework que diminuiu drasticamente o risco de falha em meus projetos. Conheça o “Princío do um passo de distância”, criado por Mark Ford:
O termo original é “one step removed” e sua ideia é simples: As suas chances de sucesso ao iniciar um novo negócio diminuem à medida que você se afasta do que já conhece.
Imagine um dono de restaurante chamado “A Casa das Carnes”. Ele quer expandir seus negócios. Depois de muita pesquisa, ele se depara com duas opções:
1. Abrir “A Casa dos Peixes”
2. Uma loja para vender carne no atacado.
Qual opção possui maior chance de sucesso?
Operar um restaurante especializado em peixes é muito parecido com operar um restaurante especializado em carnes. A diferença é de apenas um passo.
Já abrir uma loja de atacado de carne é mais distante. O dono do restaurante teria que aprender um novo mercado, novos fornecedores, novos clientes, novas estratégias de marketing, etc. Vários passos além do que ele já conhece.
No caso desse empreendedor, abrir “A Casa dos Peixes” é um exemplo de uma nova empreitada que possui apenas um passo de distância da sua zona de conhecimento. As chances de sucesso são maior.
Isso significa que seria impossível ter sucesso no negócio de atacado? Claro que não. Só significa que seria mais arriscado, já que o empreendedor teria que aprender muitas coisas novas.
Para mitigar os riscos de novas empreitadas, dê apenas um passo por vez.
Por: