A Stripe soltou sua anual newsletter e, como sempre, muita coisa interessante por ali! Os pontos que achei mais interessante…
💳 O motor de billing deles hoje gera $500M de receita e gerencia 200M de assinaturas. Impressionante ver como um produto de nicho dentro da suíte de pagamentos virou um monstro de infraestrutura financeira. Isso fundamenta a aposta da empresa na automação do suite financeiro de empresas digitais.
🏃♀️Mesmo sendo gigante, a Stripe continua vendo a adaptabilidade oferecida pela plataforma como um diferencial para seus clientes. O mundo de pagamentos digitais está mudando rápido e eles não estão parados. Curioso ver como essa mentalidade ainda falta em muitas empresas aqui – veremos por quanto tempo mais…
🤖 AI e e-commerce: checkouts otimizados para AI, cartões virtuais para agentes. Parece coisa do futuro, mas já está rolando. No Brasil, estou vendo algumas startups investindo nessas frentes, mas lá fora sinto que está sendo mais puxado pelas big techs.
📈 SMBs e SaaS Verticais: a Stripe vê um crescimento forte de pequenos negócios adotando SaaS específicos para seu segmento. No Brasil, isso ainda está no começo, mas com soluções de split e modelos financeiros mais flexíveis / robustos, tem mta pista pra correr.
💰 Growth capital: basicamente o rebranding de antecipação de recebíveis. 🤣Brincadeira…o tempo de recebimento em maioria dos mercados é mto menor que no Brasil então ainda existe um risco de crédito. Mas a lógica é sólida: se você gerencia a receita dos clientes, por que não ajudá-los a crescer financiando isso?
💸 Fraude custa 3% do faturamento das empresas online. LOUCURA! Dinheiro queimado. Fico na dúvida quanto seria esse valor no BR. Entre chargebacks, vendas perdidas, mercadoria perdida…chutaria que seria bem mais.
🪙 Stablecoins como um novo rail financeiro. “A new branch of the money tree”. A frase é poética, mas a realidade é pragmática: stablecoins reduzem tempo, custo e ampliam acesso. Bem animado com essa evolução!
E vocês o que acharam?? Algum ponto que discordam?
Por:
