Vem crise ai, devo parar de investir?

Salve pessoal, tudo bem?

Como todos estão cansados de sentir no Bolso, ver na TV, ler em todos os sites e jornais disponivel, cita que a inflação esta elevada, problemas com Covid na China, cadeia de suprimentos com grandes problemas, tudo indicando que vem crise logo ai!

Demissões a vista?

O juros subindo, afeta todo mundo no dia a dia quando vamos fazer compras no mercado, abastecer veículos, mas, também o mundo dos investimentos. Já que o capital começa a ficar mais caro, assim, logo fica mais escasso. Por um lado, afeta o mercado, empresas brasileiras como Quinto Andar e outras estão fazendo demissões de seu quadro de colaboradores.

Porém, engana-se quem pensa que isto afeta apenas o Brasil, o efeito chegará no mundo inteiro, por exemplo a Meta dona do Facebook, Instagram e WhatsApp enviou memorando interno “Congelando”, novas contratações. Citando inflação, alterações nas regras de privacidade da Apple e Guerra na Ucrânia. Não se engane, isto logo chegará a outras empresas, mesmo que ainda existe “milhares de vagas”, por ai, e sempre terá. Mas, que as coisas estão mudando, isto, sim esta ocorrendo.

Como esta o Brasil?

No Brasil, já sofremos com a inflação há algum tempo, mas, a elevação dos juros e recente, em media os efeitos de cada elevação aparece apenas após seis meses da alteração, então, o pico de juros elevado ontem pelo Banco Central vai ser realmente sentido apenas em 2023 praticamente. Isto porque juros elevado muda TODOS, os cenários de investimentos, empréstimos e lucros! Não e fácil se planejar, muito menos investir com juros elevados, quem tem capital, prefere virar “Rentista”, do que correr risco…

Porém, de certa forma o mundo esta sentindo a inflação recente e o juros subindo agora, o Brasil já fez estes ajustes nos juros desde o ano passado e a inflação pode ter chegado ao pico ou esta próxima. Assim, podemos sair primeiro do que o mundo deste “Problema”. Mas, como somos uma nação que precisa muito de capital estrangeiro, se o mundo estiver retraído, vai com toda certeza nos afetar…

O que fazer então?

Este texto não e para te amedrontar, fazer correr para as colinas, logicamente também não negamos que podemos ter momentos de maior dificuldade no mundo nos próximos meses ou anos. Como dizem Stark personagem de Game of Thrones, o inverno esta chegando. O que esta frase te faz pensar? Ao menos para mim é, tenho que me preparar!

O mundo vive de ciclos, isto e normal, como dizem, tudo que sobe, desce. Logo, ações, Valuations das empresas também vai cair. Mas, em algum momento voltará a crescer novamente. E ai que fica o planejamento, durante o pico, muitas empresas fizeram rodadas de Crowdfunding ou IPO com verdadeiros “bombas”, não era lucrativas, não tinha produto inovador, não tinham diferencial, empurram no investidor qualquer coisa, por qualquer preço. Aqui fica um ponto muito importante, antes de investir, analise MUITO, a empresa, pessoas, produto, mercado e etc. Não invista como Maria vai com as outras. Os bancos que organiza IPO ganha comissão com o sucesso e venda das ações, as plataformas de Crowdfunding com o sucesso da rodada, logo, querem encher de empresas. E acreditamos que a diversificação e boa, mas, lançar qualquer empresa na plataforma, isto não faz sentido. E claro, toda empresa tem riscos, não e porque vai estar na plataforma X que será sucesso. Mas, a plataforma tem que ter mais critérios e é justamente por isto que estamos trabalhando na fase final para lançamento da plataforma de Crowdfunding CASHCAP.

Vamos ter um comitê para analisar bem as empresas antes de liberar no mercado para rodada de captação.

Se você e um investidor, ou seja tem um trabalho ou empresa e ainda tem “lucro ou sobra da capital”, com toda certeza vale a pena continuar os aportes mensais que já faz. A não ser que seu lucro esta caindo, vendo sinais que terá aperto e hora de segurar, sim.

Para quem faz pequenos aportes e mensal, o preço influencia um pouco menos, já que você terá o preço médio. Agora, tudo indica que ações vai cair e etc, e super interessante continuar comprando na baixa dos preços, assim, seu lucro será ainda maior! Evidente que tem que analisar bem a empresa não e porque a contação caiu que e uma ótima oportunidade…

Startups, o que fazer?

Agora, sendo fundados de uma Startup caso der lucro, continue investindo. Sendo uma empresa que não da lucro, precisa de investidor, converse com seus investidores, veja o apetite e como esta o capital deles. O que as gestoras estão comentando é, mantenha o Caixa. Isto não significa que e parar de crescer, mas, otimizar rotinas, processos e despesas. Para então, crescer mais sólido e com menor despesas.

Não se engane que durante a crise não tem pessoas e empresas ganhando, durante a pandemia teve novos milionários e bilionários normalmente. Algumas pessoas dizem que e nas crises que surgem mais oportunidades, o capital muda de mão e etc. Então, como citado durante o texto, vamos fazer o possível para estarmos preparado.

A frase citada na foto desta deste texto, pode nos ajudar a refletir melhor sobre ficarmos preparados, foi citada por Warren Buffet.