Reforma tributária já leva grandes indústrias e logísticas a repensar produção e distribuição

Ainda que a reforma tributária, aprovada na última sexta-feira (15) no Congresso Nacional, tenha um prazo de implementação de 10 anos, empresas já estão se preparando para as mudanças nas taxações. Segundo o Estadão, as preocupações são mais latentes nas grandes indústrias e setor logístico: com a mudança de tributação estadual, diferenciais competitivos hoje — como abrir fábricas, armazéns e centros de distribuição em locais com incentivos fiscais — podem ter suas dinâmicas alteradas até 2033, quando a reforma estiver implementada. Grandes clientes já buscam consultorias para ajudar a projetar cenários futuros, quando os benefícios forem neutralizados.

Sabia que um produto que sai da Zona Franca de Manaus pra ser consumido no Rio Grande do Norte fica 5% mais barato se passear antes por Minas, em vez de ir margeando o litoral entre o Norte e o Nordeste? Motivo: benefício fiscal.

Esse “passeio tributário” insano, que enche o céu de de fumaça de caminhão sem necessidade, vai acabar com a implantação da reforma.

As empresas já estão correndo atrás das melhores alternativas para o novo cenário. Quem sair na frente, vai garantir os melhores galpões logísticos em lugares que hoje estão fora do radar das grandes companhias e as melhores negociações com as transportadoras.

Por: – Agencia Estado.