Quando terei lucro em minha empresa?

Para quem monta um negócio próprio, uma etapa que costuma causar bastante ansiedade é o lucro. Saber quando será capaz de viver de sua própria empresa é algo muito aguardado para os empreendedores novatos.

No entanto, quem decide empreender e criar sua própria empresa precisa levar em consideração um ponto importante: um negócio não amadurece “do dia para a noite”.

Algumas empresas podem levar meses para dar lucro. Outras, por outro lado, só darão algum resultado positivo em anos, o que pode fazer com que muitos empreendedores desistam de seus sonhos e retornem aos trabalhos ditos “tradicionais”, pois não são capazes de se sustentar com sua própria empresa.

Agora, você quer realmente saber quanto tempo demora para um empresário ter lucro? Confira nosso texto, abaixo.

Variáveis que podem interferir no lucro de uma empresa

Antes de perder o sono, se perguntando quando você terá lucro, é necessário observar algumas variáveis que costumam interferir nesse resultado positivo. Um deles é o tipo de negócio.

Alguns costumam requerer um esforço maior dos empreendedores, seja porque estão em setores mais saturados ou porque são de um tipo que ainda não tem a confiança dos consumidores, obrigando um pouco mais de esforço para lucrar.

O comportamento do mercado é outro fator que influencia bastante no tempo que uma empresa levará para dar lucro. Se o mercado está em crise, certamente seu negócio poderá demorar muito para trazer os resultados que você deseja. O contrário se aplica para ambientes de negócio favoráveis, que tendem a trazer resultados positivos mais facilmente.

Fechando nossa lista está o investimento inicial. Algumas vezes, um investimento inicial maior pode dar o gás que você precisa para que sua empresa tenha lucro e alcance o resultado que você deseja, permitindo que o negócio tenha o resultado desejado e seja algo rentável.

Afinal, em quanto tempo vou lucrar?

Certamente você deve estar curioso para saber em quanto tempo sua empresa terá lucro, certo? Bem, sentimos informar que essa pergunta não tem uma resposta exata, pois o desempenho de uma empresa depende de muitos fatores, além destes que mostramos acima.

Além disso, é importante ter em mente que algumas vezes as empresas podem ter um período de resultados negativos, ou muito fraco, antes que, de fato, possam dar algum lucro.

Esse período é importante para que sua empresa alcance o ponto de equilíbrio e permita que você recupere o investimento que fez em seu negócio. Então, um ponto importante para quem se pergunta quando sua empresa vai lucrar, é necessário não deixar uma característica de lado: a paciência.

Tenha paciência

Conforme falamos, antes de passar horas sem dormir se perguntando quando sua empresa dará lucro, é importante ter paciência. Um caminho interessante é avaliar seus concorrentes.

Veja quanto tempo as empresas que atuam no mesmo setor que sua empresa demoraram para conseguir entrar no azul. Assim, você poderá ter uma noção de quanto tempo deverá esperar para ver sua empresa lucrar.

Mas aqui, cuidado. Não há uma receita certa. Isso porque você pode lucrar mais rápido do que a concorrência. Enquanto isso, você pode aprimorar sua gestão, fazer o gerenciamento responsável e focar nas suas vendas, para ampliar seus resultados.

Capital de giro

Antes de abrir a sua empresa, veja se este seguimento precisa de um elevado capital de giro, segundo o Sebrae, grande parte das empresas que fecham, foi por falta de capital, logo, fazer um bom planejamento de gastos mensal, custo do serviço/produto e fundamental.

Cuidado com planilhas

O mercado de marketing multinível ou até mesmo de franquias no geral, tenta empurrar cada coisa. Vendem uma ideia que em poucos meses você estará rico!

Há alguns meses uma pessoa me mostrou uma franquia de Cashback, na qual vinha com uma media preenchida que se chegando nela era SUCESSO, o que eles não falam e que para chegar a este numero teria muito trabalho, despesas que muitas vezes não temos tempo e nem capital, logo, a melhor decisão e nem iniciar negócios assim…

Inovação

Um item que pode ajudar ou acelerar sua empresa a dar lucro e inovar, no geral, apenas copiamos o que as empresas ou empresários de sucesso fazem, já pensou em fazer algo diferente? Seja em suas redes sociais, produtos, promoções e etc?