Qual é o valuation justo?

Para quem decide se tornar um investidor de uma empresa, sobretudo aquelas que estão prestes a abrir seu capital e ingressar na bolsa de valores, existem alguns termos cruciais e que precisam fazer parte de seu dia a dia.

Um deles é o valuation. Descrito como um processo em que é estimado o valor de uma empresa, ele permite que o valor das ações que essa empresa irá emitir sejam projetadas para o futuro, tornando possível assim que o mercado, e os próprios investidores, prevejam o retorno que terão caso decidam investir nesse papel.

No mercado financeiro, o valuation é muito importante, porque é com base em seu resultado que os analistas de mercado poderão avaliar esse ativo, definindo recomendações de compra e venda dessas ações. Assim, os investidores poderão pensar se vale a pena ou não investir ali.

Como funciona

Embora compreenda diversos fatores, o valuation é, antes de tudo, uma análise subjetiva. Por isso, é bastante complicado, para não dizer praticamente impossível prever o preço-alvo de uma ação. Mesmo assim, os investidores são capazes de definir se irão ou não investir naquele papel.

Essa análise é importante porque permitirá que os investidores identifiquem as oportunidades de pagar pouco em uma ação ou, ainda, de investir em empresas sólidas, mas que estejam oferecendo um bom desconto naquele momento.

Para que serve?

Que o valuation é essencial em diferentes situações, isso já sabemos, e temos reiterado nesse texto. Agora é hora de mostrar algumas de suas utilidades.

Por exemplo, o valuation serve para indicar o preço justo de uma ação para os investidores, mas não para por aí. Essa métrica é importante ainda para que as empresas que tem capital aberto tomem as melhores decisões para seu próprio negócio.

Tipos de valuation

Para chegar a um preço justo e analisar se esse é exatamente o valor correto desse papel, é preciso ficar de olho nos tipos de valuation existente. Confira a lista abaixo.

Fluxo de caixa descontado

Aqui, o valuation é analisado com base na projeção futura de lucros de uma empresa, considerando o risco que está associado àquele investimento.

Múltiplos de mercado

Nesta análise de valuation são avaliados indicadores de companhias que atuam em um determinado segmento, permitindo que os investidores tenham um bom panorama daquele mercado.

Valuation contábil

No valuation contábil, a análise considera apenas a contabilidade da empresa, ou seja, seu patrimônio líquido. Todos os demais indicadores são descartados no momento de se avaliar a saúde da companhia.

Valuation de liquidação

Esse tipo de valuation soma todos os ativos da empresa, subtraindo seus passivos. Por ser uma análise mais simples e menos aprofundada costuma ser utilizado com mais frequência em empresas que estão encerrando suas atividades.

Valuation pré-investimento

Aqui, é avaliado o valor de mercado daquela empresa antes que um subsídio financeiro, como um investimento, por exemplo, ingresse em seu caixa.

Valuation pós-investimento

Já nesse tipo de valuation, a validação é feita pelo valor total após a empresa receber um aporte. Ele costuma ser usado para definir a participação de um investidor na companhia.

Captação via Crowdfunding

Quando uma empresa esta captando recursos via Crowdfunding a duvida também e, o valor que estão pedindo e justo? Aqui, temos algumas observações a levar em consideração nestes primeiros investimentos.

A ideia da captação e justamente a empresa criar ou melhorar os serviços/produtos para se tornar escaláveis. Ou seja, tem uma meta, que se menor, não irar ajudar alcançar o objetivo, logo, a chance de retorno e pequena.

O mercado em que a empresa esta inserido, tem mercados emergentes em franco crescimento, outros não.

Não diluir os sócios, nas primeiras rodadas não tem como objetivo reduzir a participação dos sócios a ponto de perderem a maior participação e controle da empresa. Então, o Valuation justo e aquele que cobre necessidades com potencial que o mercado esta de acordo em pagar.

Visits124

Deixe um comentário