O agronegócio continua mantendo sua importância na balança comercial brasileira

O agronegócio continua mantendo sua importância na balança comercial brasileira. A atual cotação da moeda americana também tem agradado bastante os exportadores brasileiros em todos os segmentos da economia.

As vendas externas de itens do agronegócio chegaram a US$ 15,20 bilhões em junho de 2024. O valor representa um aumento em comparação com o registrado em maio deste ano, quando as exportações atingiram USS 15,02 bilhões, conforme comunicado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária.

Na comparação do mês ano a ano, houve avanço nas exportações brasileiras de grãos. Elas subiram de 14,96 milhões de toneladas em junho de 2023 para 15,07 milhões no mesmo mês deste ano. O valor representa um aumento de 0,7%.

Também houve aumento no volume de exportação de cana-de-açúcar, celulose, algodão não cardado nem penteado, farelo de soja e café verde. Com isso, o índice de quantidade apurado para exportações do agronegócio ficou positivo em 4,5%.

No acumulado dos últimos 12 meses, as exportações somaram US$ 166,20 bilhões. O valor representa um crescimento de 2,4% na comparação com os doze meses anteriores.

Por: