Melhores livros clássicos

Muitos amantes de leitura descobriram o hobbie recentemente, com obras de sucesso como Harry Potter, A culpa é das estrelas, entre outros livros famosos dos últimos anos. Mas existem alguns livros que vieram muito antes, que simplesmente não entram na lista de muitas pessoas, livros clássicos que foram inspiração para os atuais.

É por isso que vamos falar sobre os 3 livros que toda pessoa deveria ler.

Meu pé de laranja Lima

Zezé é um garoto de 5 anos, que vive na periferia do Rio de Janeiro. Com uma família instável, em situação financeira difícil, ele mal tem oportunidades para conversar com seus pais, e se abrir com coisas que aconteciam em seu dia. É em sua nova casa, em um quintal pequeno, uma árvore pequena começa a ser a melhor amiga, e a forma que o garoto encontra, se de expressar, lá está o Pé de laranja Lima, há quem Zezé chama de Minguinho.

Outra amizade improvável é com Manuel Vanadarez, um solitário homem. Os dois se unem em uma forte amizade, como se estivem procurando a mesma coisa; alguém com quem conversar.

A história é extremamente terna, e inocente, e possui um background sociológico muito forte, capaz de nos ligar com sentimento de nostalgia.

O diário de Anne Frank

Esse não precisa de uma extensa descrição. Muitas pessoas já ouviram falar, poucas leram realmente os relatos de Anne.

A história é contata a partir de suas experiências durante o holocausto, enquanto Anne e sua família judia tentavam sobreviver durante a perversidade do ocorrido. É sem dúvidas um dos livros mais importantes do século XX, e possui uma carga emocional muito grande, ao trazer os ocorridos até a nossa realidade.

Christiane F

O livro trata a vida e os relatos de uma garota que aos 13 anos de idade estava inserida em um contexto social muito diferente do que o que a maioria das pessoas vive.

Já com um namorado e amigos viciados em heroína, a garota começa a se drogar também e pouco a pouco a se prostituir para conseguir dinheiro para sustentar o seu vício e o de seu namorado.

O livro se desenvolve a partir de diversas tentativas de abandonar o vício indo de clínica psiquiátrica a clínica psiquiátrica. O drama descreve muito bem como é se perder, sem conseguir se encontrar não importa o quanto você queria.

É um clássico de primeira leitura, e poucas pessoas hoje em dia parecem conhecer sua existência.

Cajueiro, de Rubem Braga

Como bônus, deixo aqui uma linda, e muito curta crônica. O cajueiro é uma leitura que todos devem fazer, aqui aprender a identificar as ferramentas narrativas é de extrema importância para conseguir um contesto da história.

A princípio parece ser sobre uma velha arvore que caiu durante uma grande tempestade. Mas ao longo de todo o conto, você consegue sentir de forma tão clara todas as sensações retratadas pelo autor, é uma nostalgia que envolve cada palavra, é doloso.

Cajueiro é uma leitura indispensável, para qualquer pessoa.