Guaraná Jesus como surgiu esse guaraná tão famoso e tão amado pelos nordestinos

Com certeza você já ouviu falar do Guaraná Jesus, queridinho do Nordeste, antes ele era comercializado apenas nos estados do Maranhão, Piauí e Tocantins, hoje em todo o Brasil, mas, é bem difícil achar no Sul.

Mas, e aí, como surgiu esse guaraná tão famoso e tão amado pelos nordestinos?

Foi inventado por um farmacêutico: Jesus Norberto Gomes. Sim, daí vem o nome que ficou tão famoso! Foi criado em 1927, num pequeno laboratório de São Luís.

Seu primeiro emprego foi na farmácia Marques, onde aprendeu em pouco tempo as receitas. Aos 20 anos, tornou-se empreendedor e comprou a farmácia Galvão, onde foi criada uma seção de águas gasosas e refrigerantes, o que era comum na época.

Nesse estabelecimento surgiu o primeiro Guaraná Jesus, com leve sabor amargo. A primeira versão do produto não agradou tanto, mas, focado, Gomes continuou as experiências e logo chegou à fórmula atual do Guaraná Jesus, rosinha e docinho.

Em 2001, a família de Jesus decidiu vender para a Coca-Cola Brasil.

Um detalhe interessante é que, nessa transação, a Coca-Cola se comprometeu com a família do farmacêutico a manter os aspectos tradicionais da bebida que faz parte da cultura do Maranhão.

O logotipo “Jesus” é uma reprodução da assinatura do seu criador, as cores do rótulo permanecem as mesmas, a cor rosada da bebida continua igual e o sabor, também.

A única coisa que mudou um pouco foi a identidade visual do produto e, para isso, a Coca-Coca fez uma campanha em 2008 com três opções de rótulos e os maranhenses escolheram seu favorito. A arte que ganhou foi inspirada nos azulejos coloniais portugueses típicos de São Luís.

Agora vem o mais doido: eu nunca tomei esse guaraná, será que é bom mesmo?

Instagram @micheljasper