Artigo: O etarismo no mercado de trabalho é forte

O etarismo no mercado de trabalho é forte. Ainda há muita resistência por parte de lideranças e de corporações.

Em parte por conta de preconceitos. Acreditam que pessoas com 50+ adoecerão sempre, ou não são capazes de acompanhar as novas tecnologias e suas facilidades. Para ficar só nessas duas visões equivocadas.

Quem pensa assim demonstra falta de conhecimento da realidade e esbanja preconceito. Grande parte da turma dos 50+ já lidava com tecnologia de forma bruta, usava computadores com a programação em DOS, em que era necessário digitar os próprios comandos.

Essa turma acompanhou cada mudança, cada evolução e traz na alma a incrível facilidade de apreender rapidamente e se adaptar às novas tecnologias. Compreendem de onde essas transformações vieram e se entusiasmam com as possibilidades ainda por vir.

E já não adoecem mais como ocorria no passado. A qualidade de vida das pessoas vem mudando década por década. Há uma conscientização cada vez maior que leva as diferentes gerações a buscarem rotinas saudáveis, alimentos mais adequados à saúde do corpo, realizam atividades físicas.

O que pode fazer tanto os 50+ quanto outras gerações adoecerem é trabalhar em ambiente com ar condicionado sujo, com lideranças tóxicas, com falta de infraestrutura básica, desorganizada, entre outros fatores que não são de responsabilidade do profissional que já passou dos 50 anos.

Outra coisa: quem foca demais nessas generalizações banais e simplistas sobre as gerações 50+, deixa de observar o lado positivo desses profissionais. Já alcançaram várias etapas na carreira e não estão em busca de aventuras, querem contribuir, querem se comprometer, fazer parte de projetos de médio e longos prazos. Não vão sair correndo atrás da primeira proposta da concorrente.

E nem vão chegar na empresa achando que são melhores, que sabem tudo. Adquiriram ao longo da vida e da carreira a compreensão de que sempre vão aprender algo e que muito desse aprendizado virá da relação profissional com gerações mais novas, virá do diálogo, da troca de ideias, da possibilidade de olhar para o mundo e para os negócios a partir de visões conectadas, que fazem da tecnologia uma ferramenta de trabalho.

Há diversos motivos para contratar profissionais com 50+ e já tem muita empresa atenta a isso. Sabem que eles podem contribuir e muito com a corporação.

E se você ainda enxerga a geração dos 50+ como se fosse aquele personagem estereotipado do filme “O estagiário”, quem parou no tempo e se tornou obsoleto foi você.

Contrate 50+ e se surpreenderá.

Por: