A Super Quarta atingiu em cheio os mercados ontem

A Super Quarta atingiu em cheio os mercados ontem, e tanto o Ibovespa quanto as bolsas americanas recuaram durante o dia depois de presidente do Banco Central americano, Jerome Powell, sinalizar que a luta contra a inflação continua.Como amplamente esperado, o FOMC (comitê de política monetária americano) anunciou ontem a decisão de subir a taxa de juros americana para 5,0%, o maior patamar desde 2007. A alta vem em meio a crises no sistema bancário global nas últimas semanas, e acabou por alimentar a aversão ao risco, apesar de uma mensagem até mais “leve” trazida pelo comunicado.Já no Brasil, mais notícias conforme o esperado: o Copom decidiu manter a Selic em 13,75% ao ano. As mesmas incertezas que balançaram o FOMC também chegaram aqui, e o comunicado do comitê brasileiro também deixa as portas abertas para manter a taxa básica de juros brasileira alta enquanto a inflação persistir.

A grande questão agora e, como o governo vai reagir, se for normal, dentro das quatro linhas, o estrago será pequeno, agora, os “antas”, do governo do PT continuar atacando o Banco Central, ao invés de reduzir despesas, tamanho do estado as coisas tendem apenas a piorar em nosso país, infelizmente.

A corretora Rico, que faz parte da XP não acredita que terá reduções dos juros este ano. Eu acredito que poderá ter redução. Porém, apenas se houver ações do lado do governo.

Como o novo arcabouço fiscal mostrar estabilidade e previsibilidade dos gastos, como apontar trajetória de redução da divida PIB, que o governo anterior estava fazendo mesmo com uma Guerra e Pandemia assombrando. A reforma tributaria ser aprovada no Congresso, uma reforma que não aumente e nem reduza impostos, apenas simplificando nossa vida em um único tributo. Com estas duas ações ainda temos chances da trajetória de queda começar a ocorrer este ano, mesmo que em tamanho pequeno.

Lembrando que a inflação já esta em queda, o PIB esta desacelerando o BC de certa forma já fez a parte dele, falta a do governo! (Opinião divergente da maior parte do mercado, eu acho que o BC errou na mão no tamanho da taxa atual, poderia ter subido a menores taxas, deveríamos estar com uma Selic no maximo há 11% por exemplo que o efeito seria o mesmo na inflação atual, a grande redução que teve até aqui, foi por canetadas e não diretamente ligado aos juros)…