A Crise Bancária Chinesa

O setor bancário Chinês está passando por uma crise sem precedentes. Em apenas uma semana, 40 bancos desapareceram e foram absorvidos por instituições maiores:

O Contexto: estima-se que 3.800 instituições bancárias estejam em situação parecida. Juntas, elas formam 13% de todo sistema bancário chinês, com 55 trilhões de Yuan sob gestão (U$7.5 trilhões).

O Motivo: a maioria destes pequenos bancos realizou empréstimos para o setor imobiliário, que entrou em uma grave crise e recessão. O preço das propriedades despencou, projetos em construção foram abandonados e o impacto no setor bancário disparou.

A Medida: o jeitinho chinês de consertar o problema é criar instituições que “engolem” as menores às fazendo desaparecer. Das 40 instituições que desapareceram, 36 delas eram da província de Liaoning e foram engolidas pela recém-criada instituição Liaoning Rural Commercial Bank. Desde setembro, outras 5 instituições com o mesmo propósito foram criadas.

Não é necessário ser um especialista bancário para perceber que 40 bancos ruins não formam 1 banco bom. O governo chinês provavelmente irá intervir, já que 340% do seu PIB estão em ativos do sistema bancário (contra 1x dos EUA e 1,5x do BR) e mais de 1/3 destes ativos estão emprestados ao setor imobiliário, que está enfrentando a própria crise (com baixa de 30-50%).