A GRANDE APOSTA UMA LIÇÃO SOBRE O MERCADO FINANCEIRO

Da série de artigos Filmes que todo Administrador precisa assistir na Netflix

Olá caros leitores do blog NewsBrasil.net, estou de volta com mais uma dica de filme indicado para administradores e empreendedores disponível na Netfix. O “filmaço” da semana é baseado em fatos e mostra os bastidores da crise financeira de 2008 que começou nos Estados Unidos e seus  efeitos se espalharam por outros países do mundo.

A Grande Aposta, titulo em português da produção de 2015 e ma lição sobre o mercado financeiro ao contar a história de um empresário administrador de um fundo de investimentos na Bolsa  e  decide investir muito dinheiro apostando que o sistema imobiliário dos EUA irá ruir, indo na total contra mão do setor na época que estava aquecido e em plana expansão.

Essa decisão gera repercussão negativa junto aos investidores deste fundo, uma vez que nunca ninguém apostou contra o sistema e levou vantagem. Esse movimento no mercado financeiro chamou a atenção de outros investidores que também perceberam que a bolha imobiliária americana na época iria em algum ponto explodir.

O roteiro é um pouco complexo principalmente para quem é leigo no mercado financeiro e entende pouco de termos técnicos, mas é uma ótima opção para iniciantes se familiarizarem com o universo dos investimentos da Bolsa de Valores.

CRISE FINANCEIRA DE 2008

Vou tentar explicar de forma sucinta o que ocasionou a crise financeira de 2008 para que possa compreender melhor o filme antes de assisti-lo. Os grandes Bancos de Investimento colocam seu dinheiro em países emergentes caso do Brasil, e esses mesmos Bancos também investem em economias solidas como a dos Estados Unidos.

Esses grandes Investidores investem em bancos ou instituições financeiras menores, que por sua vez investem em alguns setores da economia a exemplo do setor imobiliário. Antes de 2008 a concessão ao crédito para compra da casa própria nos EUA era fácil tanto que trabalhadores que não conseguiam comprovar renda compravam um até dois imóveis, fato que o filme retrata muito bem.

Causas da crise de 2008

Vamos simular o processo de compra de uma casa, aqui no Brasil quando alguém financia um bem o Banco paga o valor acertado diretamente para a construtora ou para o dono do imóvel a pessoa que financiou não tem acesso ao dinheiro, o comprador assume a divida e toma posse do bem.

Nos EUA na época, ao financiar a casa própria o banco repassava o dinheiro diretamente para o cliente que muita vezes comprava o imóvel, recebia o dinheiro para paga-lo, mas não o fazia, ou financiava e refinanciava este mesmo imóvel mais de seis vezes.

Não existia verificação da capacidade de pagamento para liberar estes empréstimos de alto risco, qualquer um tinha acesso fácil a credito comprar, financiar ou refinanciar um imóvel.

FILME A GRANDE APOSTA UM LIÇÃO SOBRE O MERCADO FINANCEIRO

Neste ponto que o filme acontece, esses investidores conseguiram previr que este mercado iria quebrar, chegaria o momento que os credores não conseguiriam mais pagar seus empréstimos e teriam que devolver os imóveis, deixando um prejuízo sem precedentes para as instituições financeiras menores e como consequência para os grandes bancos.

O gestor do fundo citado no começo do artigo propôs uma Colateral aos grandes bancos; caso as pessoas não pagassem as hipotecas das casas, os bancos deveriam paga-lo pelo calote e caso o mercado imobiliário continuasse a subir, seria ele quem deveria compensação aos bancos, por esse motivo o nome da produção A Grande Aposta.

O filme é genial, é uma lição sobre o mercado financeiro para e Administradores, que profissionais da gestão devem ficar atentos a movimentos do mercado para aproveitar possíveis oportunidades de aumentar seu capital ou mesmo fugir de prejuízos.

Mostra também que não devemos confiar apenas nos números divulgados por grandes instituições, mas pesquisar a fundo a origem desses dados.

Pela complexidade do roteiro, pela aula de economia e finanças indico o filme para administradores e investidores do mercado financeiro.

O QUE FAZER AGORA?

  • Salve este artigo – pode precisar consultá-lo a qualquer momento
  • Clique no sino na página inicial para ser avisado quando novos artigos forem postados, é rápido, fácil e grátis.
  • Encaminhe este artigo – seja legal, compartilhe esse conhecimento com que você se importa.
  • Comente – Me conte como esse artigo gerou para valor para você e para o seu negócio.
  • Volte a nossa página inicial e veja outros artigos relacionados a Empreendedorismo, Gestão e Finanças.
  • Sigas nossas redes sociais.