Bem maior que Primeira e Segunda guerra mundial e bem maior que a guerra fria em termos econômicos.
De um lado vc tem a China propositalmente exportando deflação para o mundo, sem grandes estímulos, vendendo tesouro Americano, e comprando tudo que é commodities, seja ouro para reservas ou agro e minerais para as tradings manipularem os preços pelo mundo.
Do outro vc tem USA exportando inflação, com estímulos fiscais absurdos, comprando o próprio tesouro, e se tornando o maior produtor de petróleo e exportando gás natural líquido.
O tempo dirá quem se dará melhor, mas uma coisa é certa, as duas décadas de amizade Chino/Americamo acabou.
Grandes movimentos seja o da mudança de produção das indústrias Americanas da China para Índia e México, seja a China inundando o mercado de produtos concorrentes, seja a não repartição de tecnologia ou desvio do fluxo financeiro já estão acontecendo.
Brasil tem que acordar, o povo se unir, os políticos se concentrarem em resolver questões estruturais importantes como reforma administrativa, reforma política, reforma da previdência de verdade. Vamos parar de Fla x Flu de politicos de estimação vivendo do passado. Vamos focar no futuro.
O Brasil tem uma enorme oportunidade fazendo parte da OEA e dos Bricks, com dívida na própria moeda, superávit crescente da balança, $360 bilhões de reservas, e sendo exportador de commodities indispensáveis.
Por Samuel World